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domingo, 9 de novembro de 2008

Comunicação e colaboração on-line

Na velha economia, o fluxo de informações era físico, baseado em pessoas ou objetos físicos como dinheiro, cheques, livros, revistas, relatórios, cartas, discos, partituras, faturas, notas fiscais, etc. Para Castells (2003), com a Internet, as empresas passam por transformações, modificando seus relacionamentos com fornecedores e compradores, sua administração, seu processo de produção, as formas de cooperação com outras firmas, seu financiamento e a avaliação de ações em mercados financeiros.
Na Educação, as formas de comunicação e colaboração on-line fazem com que o conhecimento seja compartilhado e discutido como nunca antes, pois permite o acesso de um número maior de pensadores. Estas pessoas que se propõem a participar da educação on-line, além de contribuírem para sua própria formação, o conhecimento adquirido nas “salas virtuais” poderá ser passado adiante, formando outras pessoas que poderão integrar os mesmos conceitos de formação, ou seja, um novo ciclo educativo.
No momento em que participo do mestrado em Portugal, colaboro nas atividades referentes a minha função profissional no Brasil, graças a ferramentas de videoconferência.

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