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domingo, 9 de novembro de 2008

Sociedade da Informação

Quando tentamos organizar as coisas, de maneira que elas se tornem compreensivas para nós, o desafio não parece ser muito grande, mas, no momento em que precisamos organizar para o entendimento de outras pessoas, notamos que não é uma tarefa tão simples. A responsabilidade daqueles que passam a informação adiante deve partir de uma interpretação focada no entendimento singular para um raciocínio global, vez que a informação não pertence a um indivíduo, mas ao meio em que está inserida. Para Wiig (apud STOLLENWERK, 2001), gestão do conhecimento é a construção sistemática, explícita e intencional do conhecimento e sua aplicação para maximizar a eficiência e o retorno sobre ativos de conhecimento da organização.

Três problemas críticos na sociedade da informação que podem ser citados aqui:

O abismo existente entre as pessoas que tem acesso a informação (principalmente pelos novos meios tecnológicos) e aquelas pessoas que por algum motivo, muitas vezes relacionados com o seu poder aquisitivo, não tem acesso ao universo informativo. Se não houver políticas significativas de democratização da informação as diferenças sociais podem atingir escalas ainda mais alarmantes;

Stress urbano causado pelo excesso de informação seja no ambiente profissional ou pessoal, que nestes novos tempos se confundem, pois algumas organizações se aproveitam das novas tecnologias para sobrecarregar os funcionários, praticamente obrigando-os a levarem trabalho extra para casa.

Crescente aumento de exigências curriculares no processo de admissão das organizações, e na maioria dos casos, as remunerações não crescem nas mesmas proporções destas exigências, ou seja, mais preparo profissional e salários mais estagnados.

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