Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Sob uma óptica tradicional: examinar o website do Plano Tecnológico de Educação, Portugal

A melhor escola do mundo
Como a Finlândia criou, com medidas simples e focadas no professor, o mais invejado sistema educacional

“O segredo da boa educação finlandesa realmente não está na parafernália tecnológica, mas numa aposta nas duas bases de qualquer sistema educacional. A primeira é o currículo amplo, que inclui o ensino de música, arte e pelo menos duas línguas estrangeiras. A segunda é a formação de professores. O título de mestrado é exigido até para os educadores do ensino básico”.

Trecho de Reportagem da Revista Veja (2008)
.........................................................................................
Na pele de um educador tradicional...

Pontos fracos
Poderiam ser publicados outros vídeos, apresentando o programa sob uma ótica mais aprofundada, com discursos promovidos por especialistas no assunto. Destacar mais a questão da filosofia educacional e como as tecnologias servem de suporte a esta filosofia, uma conduta de desenvolvimento como um todo e não apenas um aparelhamento escolar.
Onde está no site o mapa detalhado da distribuição dos equipamentos e o cronograma destas atividades que corresponda o período total proposto?
Não deveria haver maiores conferências sobre o assunto?
No arquivo “Modelo Orgânico e Operacional” (http://www.escola.gov.pt/docs/D_143_2008.pdf) disponível no website do PDE, não encontrei nenhuma menção aos professores. Caso eu esteja enganado, poderiam me corrigir colegas? caso contrário, gostaria de saber mais sobre a participação dos professores na elaboração e execução do PDE, já que estão em sala de aula todos os dias, ou dirigindo Instituições, já que são conhecedores das reais necessidades para o desenvolvimento educacional.

Pontos Fortes
Disponibilização de instrumentos tecnológicos para as escolas, permitindo que alunos e professores tenham mais acesso as novas tecnologias;
Curso de qualificação em TIC para o corpo docente;
Recolocação do País em uma melhor situação diante a Comunidade Européia, no que diz respeito à “modernização tecnológica do ensino”

Nenhum comentário: